quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Books in basket: essa moda pega!!!

Mais um projeto de incentivo e apoio à leitura, mas totalmente idealizado e projetado por alunos.
Os protagonistas da vez são alunos do 9º ano D da escola Masson.
A ideia é uma campanha de arredação de livros, que serão posteriormente doados e/ou vendidos. Com a renda da venda dos livros serão comprados outros livros, com títulos desejados e selecionados pelos alunos.
É a leitura sendo compartilhada e multiplicada.
O projeto recebeu o título de "Meu livro antigo será o novo livro de alguém" e a campanha foi batizada de "BOOKS IN BASKET", sem preconceito com a língua inglesa, o nome da campanha remete à forma como  os livros serão arrecadados: uma cesta carinhosamente enfeitada pela turma.
Semanalmente, de preferência às sextas-feiras, os livros serão recolhidos nas salas de aula.
A campanha se estende para a comunidade também, portanto se quiser participar entre em contato conosco aqui no blog mesmo ou nas outras mídias.

domingo, 16 de agosto de 2015

"Poesia na Praça": Vinicius de Moraes é homenageado

Em agosto o poeta selecionado foi Vinicius de Moraes. O projeto de leitura "Poesia na Praça", desenvolvido nas escolas Ephigênia e Masson, as quais dividem-se mensalmente para apresentar os poetas, traz todo mês um poeta diferente.
Assim, grandes nomes da poesia brasileira circulam nas redondezas da Praça da Igreja Matriz de Bariri.
Os alunos que distribuem os poemas são sorteados mensalmente conforme o seu desempenho nas aulas, isto é, sua participação nas aulas em frequência e realização de atividades não podem ser inferiores a 80%.
Já é possível observar o impacto do projeto no cotidiano das aulas de língua portuguesa, uma vez que as faltas diminuíram e a participação aumentou, inclusive a interação da turma com a professora. Os alunos sentem-se curiosos em participar da atividade e, quando saem nas ruas, sentem orgulho do seu papel.
Depois que todos os poemas são distribuídos a turma saboreia um delicioso sorvete.
Nas ruas a recepção tem sido muito boa. Nesta semana, os mensageiros da poesia emocionaram-se com a atitude de um senhor que chorou dizendo que valorizava muito essa atitude, que gostaria de ver mais coisas desse tipo.
Muitas pessoas elogiam o trabalho dos alunos e ainda posam para fotos. Também há aqueles que solicitam a leitura dos poemas, além de colecionarem os poemas que já receberam em outras ocasiões. Sem contar que já encontramos uma pessoa perguntando qual seria o poeta daquele dia, sendo que ela sabia de cor os outros poetas dos meses anteriores.
É um trabalho simples, contudo tem proporcionado um enriquecimento para todos que participam, desde a aquisição de conhecimento da poesia e dos poetas ao crescimento pessoal, já que a intervenção nas ruas tem levado os alunos a perceberem o quanto nossas atitudes podem transformar a realidade em que vivemos.
O registros das atividades desse projeto ficam disponíveis no blog http://leredahora.blogspot.com.br/.












Análise do livro "Til", José de Alencar